Glossário

O que seria um "Diário de Bordo"? Era um instrumento utilizado pelos navegadores para registrar informações e acontecimentos importantes. Naquela época as informações de navegação eram valiosas e sigilosas então muitas vezes os navegadores codificavam essas informações de uma forma que não fosse fácil ler o que estava escrito. Obviamente essa tática não era utilizada apenas por eles, mas por todos aqueles que tinham segredos a esconder.
Um exemplo nos animes seria que em um dos episódios/capítulos de Fullmetal Alchemist, quando Ed e Al conseguem ter em mãos a pesquisa do Doutor Marco, esta estava codificada como uma coleção de livros de culinária, mas na verdade era a pesquisa completa sobre a produção da pedra filosofal que, com muito custo a dupla conseguiu decifrar.
Como aqui no blog eu vou acabar utilizando muitas palavras que talvez nem todos saibam os significados resolvi criar esse Dicionário. Palavras poderão ser adicionadas com o passar do tempo então, sempre que não souber o significado de alguma expressão que eu utilizar, corra até aqui.

A
“AU” ou “UA” – Abreviação de “Universo Alternativo”. Muito usado em Doujinshis, fanfics e fanarts, é quando o personagem é removido de seu “universo de Origem” e levado a um universo diferente. [Exemplo: Personagens de Bleach sendo Ninjas no universo de Naruto.]
 "Konoha High School" - Doujinshi* de Naruto em universo escolar.
B
BL – Boys Love. Histórias com relacionamento entre dois rapazes.
Mangá BL "Love Stage" da autora Eik Eik
BAKA - “Idiota” em japonês.
BARA – Mangás/Animes feitos por e para o público Gay. Os personagens são mais musculosos e possuem um porte mais avantajado.
BISHOUNEN / BISHOUJO – “Garotos Bonitos” / “Garotas Bonitas” Personagens com traços delicados, muito utilizados em shoujos no geral.
 Ouran High School Host Club - Bisco Hatori / Bishoujo Senshi Sailor Moon - Naoko Takeuchi
C
CANON – “Cânone” “Canônico” é algo que é “real”, faz parte do enredo original da história ou foi confirmado oficialmente. É muito utilizado quando casal de anime fica junto na história.

Hinata e Naruto - The Last o filme - Masashi Kishimoto
CHIBI – Pequeno. É utilizado para descrever quando os personagens são representados em formato “SD” ou Super Deformado, com a cabeça grande e o corpo pequeno e simplificado.
 Kuroko (Kuroko no Basket)
COSPLAY – Pessoa que se “fantasia” de algum personagem de anime, games, HQ, filme etc...
Cosplayer: Baozi / Personagem: Victor Nikiforov (Yuri On Ice)
CROSSPLAY – Pessoa que faz cosplay de personagens de sexo oposto ao seu.
Cosplayer: Reika / Personagem: Rivallie (Shingeki no Kyojin)
COMIKET – “Comic Market” é a maior feira de Doujinshis do mundo e acontece duas vezes por ano no Japão.
Mesinhas de vendas de Doujinshis em uma Comiket

D
DOUJINSHI – Conhecido no Brasil inicialmente como “Fanzine”. São mangás feitos por fãs em cima de histórias e personagens já existentes. Alguns autores de mangá [Principalmente mulheres] iniciaram carreira como Doujin-kás [Autor de Doujinshi], um exemplo famoso é o Grupo CLAMP [começaram fazendo doujinshis de Cavaleiros do Zodiaco e JoJo].
 Yuri on Ice Doujinshi: "Koibito ni naru no ka? Naranai no ka?"
DORAMA – Japanização da palavra “Drama”, serve para designar as novelas de TV japonesas, algumas delas com base em animes, mangás, livros e Light Novels.
Zettai Kareshi - Dorama baseado em mangá de mesmo nome de Yuu Watase.
Drama-CD – CDs com episódios de histórias (de anime ou mangá, livros e light novels) em áudio. Existem para diversos animes/mangás, não só os shoujos [que são mais comuns].
DRABBLE -  Tipo de fanfic curta no sistema "Escreva enquanto escuta". Ou seja: Coloque uma musica para tocar e quando ela acabar você para, não importa se chegou a finalizar a história ou não.
F
FANSERVICE – Cenas criadas para agradar aos fãs. São utilizadas por praticamente todos os tipos de mangás/animes, são feitas para chamar a atenção do publico consumidor e atraí-lo.
 Free! - Hiroko Utsumi e Kyoto Animation / Fairy Tail - Hiro Mashima
FANFIC – “Ficção de Fã” São histórias fictícias criadas por fãs em cima de materiais já existentes.
FANART – “Arte de Fã” São ilustrações feitas por fãs.
Yuri Plisetsuki - Yuri on Ice (Créditos na imagem)

FANZINE – Versão “Ocidental” dos doujinshis, são quadrinhos feitos artesanalmente, por fãs sobre um assunto já existente.
FANDOM – Deriva de “Fan Kingdom”, ou seja “reino do fã”, seria o grupo de fãs de determinado assunto, anime, mangá série, livro e etc.
FUJOSHI/FUDANSHI – “Garota/Garoto podre” São utilizados para designar quem gosta e é fã de conteúdo Boys Love.
Watashi ga motete dousunda / Fudanshi koukou Seikatsu
 G
GL – “Girl’s Love” usado para se referir a tudo o que engloba o gênero Yuri, onde engloba o relacionamento entre mulheres.
H
HIATUS - Algo em pausa, normalmente utilizado para avisar quando uma história é interrompida por algum tempo, porém o autor tem intenção em voltar.
I
J
JOSEI – Tipo de anime e mangá indicado para mulhere adultas. Tem foco no drama familiar e na vida adulta das mulheres.
K
KOUHAI – Equivalente a calouro. Alguém que está uma posição a baixo ou que é mais novo em algum meio, assunto ou campo de trabalho. Muito utilizado nas escolas, sendo o Kouhai o “calouro” ou de ano inferior.
L
LEMON – Utilizado para se referir a cenas de sexo explícito em conteúdo Boys Love. Também é utilizado como uma espécie de classificação indicativa.
LIGHT NOVEL – São livros que possuem ilustração feitas por manga-kás. Algumas são baseadas em anime e mangás.
M
MANGÁ-KA – “Aquele que tem como profissão “Mangá”” ou seja, quem desenha e escreve mangás.
M-PREG - "Masculine Pregnancy" traduzindo: "Gravidez Masculina". Muito comum em fanfics e doujinshid Yaoi.
N
NEKO – “Gato” em japonês. Nos conteúdos LGBT é utilizada para se referir a mulher que adota a função passiva no relacionamento.
O
ORANGE – Termo utilizado para designar cenas de sexo entre mulheres.
OTP - Sigla para One True Pairing. Seria nada mais nada menos que o seu shipp favorito.
OC - "Original Character" ou "Personagem Original".
OMEGAVERSE - Um Universo alternativo pautado em personagens Alfa/Beta/Ômega, inspirado nas relações de matilhas, as regras comuns não são aplicadas nesse universo que pode ser extremamente maleável. Para saber mais: Anonymous Fujoshi.
S
SEIYUU – Como são chamados os dubladores no Japão.
SEME – Derivado do verbo japonês “Semeru” (Atacar), é utilizado para se referir ao personagem Ativo de um relacionamento em conteúdo Yaoi.
SHIPP – Vem de Relationship e é um termo utilizado para se referir quando alguém gosta de um casal e quer ver os dois personagens juntos.
SEKE – Junção de Seme+Uke, são personagens de Yaoi que podem ser tanto ativos quanto passivos no relacionamento.
SHONEN/SHOJO – “Garoto”/”Garota” em japonês, é muito utilizado para separar os públicos de determinadas obras, revistas ou gêneros de mangás e animes. Shonen seriam os animes/mangás para garotos, com batalhas, muita ação e sangue. Shojo seriam os para garotas, com foco no romance.
SHOJO-AI/SHONEN-AI – Animes ou mangás com leve insinuação de relacionamentos entre garotas/garotos.
SENPAI – Equivalente a veterano. Designa alguém que possui mais experiência ou que está em uma posição hierárquica acima.
SEINEN – Mangás/Animes com o publico masculino adulto como alvo, possui cenas sangrentas, nudez e sexo.
T
TACHI – Termo utilizado para designar a mulher que faz o papel ativo na relação.
U
UKE – Derivado de “Ukeru” (Receber), é utilizado para personagens que assumem o papel de passivo na relação em mangás/animes.
Y
YAOI – Termo que surgiu nos anos 70 para Doujinshis de paródia e que passou a ser utilizado para materiais com conteúdo Boys Love explícito.
YURI – “Lírio” em japonês e é utilizado para histórias que englobam todo conteúdo Girl’s Love no Geral.
W
WEBCOMIC – Como o nome supõe, são histórias em quadrinho publicadas na internet. Na maioria das vezes são de autores independentes. Alguns publicam material físico depois de certa quantidade de conteúdo online.
 A Matter of Life and Death (AMOLAD) - the Snipster
Por enquanto é só! Se você conhece mais palavras que não estão aqui, deixe um comentário! Assim que eu ver atualizarei a lista :3 

Referências:
Blyme
Shoujo Café
Garotas Geeks

Um comentário:

  1. Ameiii*-*
    Kkkk obg isso realmente me ajudou muito a entender muitas coisas que eu não sabia ^-^

    ResponderExcluir